Revista de Imprensa – 3 de Outubro

Ricardo Salgado e o BES regressam às primeiras páginas da imprensa de hoje.

Ricardo Salgado faz a manchete do Correio da Manhã e do “i” com os títulos “Perdão Fiscal Limpa Luvas do Clã” e “Ricardo Salgado recusou explicar à família os 14 milhões que recebeu de empreiteiro”. O Público refere que os “Imóveis do BES estão num limbo que impede Novo Banco de os vender”, situação consequente da divisão do BES em banco bom e banco ‘tóxico’.

A capa de hoje do Correio da Manhã noticia a morte de um duplo de Hollywood em Lisboa e as críticas a Jorge Jesus após derrotas na Champions.

Para além de Ricardo Salgado, o “i” faz referência aos “donos chineses” que se preparam para comprar o Besi (Grupo Novo Banco) e portos.

O JN destaca a rutura de stock da vacina contra a tuberculose e homem condenado a 8 anos e meio de prisão por ter esfaqueado e queimado a ex-companheira. Ainda, “Electricidade fica mais barata para 500 mil pessoas” e pequeno destaque para o desporto: sorteio da Taça, maus resultados do Benfica na Liga dos Campeões e jornada da Liga Europa.

No Público, o caso da impossibilidade de venda dos imóveis do BES é a notícia com maior destaque seguindo-se de “Taty Almeida procura filho desaparecido na Argentina há 40 anos”, ex-presidente “Sampaio contra acessos de pais a listas de pedófilos” e “Passos é vítima de interesses poderosos?”.

O Diário de Notícias de hoje tem na sua primeira página uma entrevista a Roberto Saviano que vive sob ameaça de morte: “Não gosto da legalização mas creio que é a única solução. Para todas as drogas.”. Paula Teixeira da Cruz chama especialista do governo PS para salvar Citius: ministra foi buscar o responsável pelo Citius no anterior governo para resolver o bloqueio informático que paralisou os tribunais.

No Destak, também a referência à diminuição dos custos de electricidade para 500 mil lares, “Número de candidatos à PSP e GNR supera 28 vezes as vagas disponíveis” e “Português é a 5ª língua mais usada na Net”.

Esta notícia está também destacada na primeira página do Metro – “Segundo o estudo ‘Internet World Users by Language’, a língua de Camões, embora represente apenas 4,3% dos utilizadores, é a quinta mais usada na Net”. Ainda, um especial para o Dia do Animal.

Pedro J.T. Albuquerque