A queda acontece depois do governo sul coreano emitir esta quinta feira um comunicado em que refere também que vai passar a exigir a utilização do nome verdadeiro.

A Bitcoin é atualmente a criptomoeda de maior valor no mercado. GETTY IMAGES
Depois do anúncio de novas medidas de regulamentação das transações com divisas digitais, feito pelo governo sul coreano, a Bitcoin desvalorizou mais de 1000 dólares esta quinta feira.
A Coreia do Sul informou que estão nos planos a criação de políticas que proíbam a abertura de contas anónimas para trocas de moeda digital, legislação que permita às agências reguladoras cancelarem transferências suspeitas e a obrigatoriedade de identificação com o nome verdadeiro.
Ainda que se tratem apenas de possibilidades, que ainda não foram debatidas nem aprovadas pelo governo sul coreano, foram suficientes para fazer a moeda descer aos 13.560 dólares, por volta das 19h de quinta-feira, de acordo com a cotação da Coindesk.
No comunicado emitido pela Coreia do Sul, que é atualmente um dos principais mercados globais de moedas digitais, lê-se que “o governo advertiu repetidamente que as moedas virtuais não são moeda legal e que os preços podem flutuar drasticamente e causar grandes perdas”.
O governo da Coreia do Sul decidiu tomar medidas para evitar práticas fraudulentas como, por exemplo, branqueamento de capitais, na sequência de ataques de hackers que têm ocorrido no país. Há duas semana uma das principais casas sul coreanas de compra e venda de criptodinheiro, a Youbit, declarou falência depois da de um ataque cibernético culminar na subtração de 17% dos ativos totais. Esta não foi a primeira vez que a Youbit foi hackeada. Em abril cerca de 4 mil Bitcoins já tinham sido roubados à plataforma.
No início do mês, também a NiceHash, sediada na Eslóvenia e, entretanto, já ativa, foi alvo de um ataque informático que resultou na perda de 4.700 Bitcoins, na altura equivalentes a quase 64 milhões de dólares.