Estudo revela que Portugal é um dos 10 países que mais tempo disponibiliza nas consultas de medicina geral e familiar. A média portuguesa é de 15 minutos.

A média portuguesa de tempo disponibilizado nas consultas gerais e familiares é de 15 minutos. ©iSTOCK
As principais conclusões são que as consultas com tempos mais curtos estão associadas a piores resultados na saúde dos pacientes e colocam os médicos em risco de ‘burnout’.
O estudo sobre a duração média das consultas de cuidados de saúde primários em Portugal contemplou a análise de 67 países e foi divulgado na revista “British Medical Journal Open”. Entre as autoras, encontra-se a investigadora portuguesa Ana Luísa Neves, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Imperial College London.
A investigação revela que Portugal está em 10.º lugar no ranking, com a média de 15,9 minutos. A Suécia é o primeiro país da lista, com tempo médico de consulta de 22,5 minutos. Já o Bangladesh fica no fim da tabela com 48 segundos. O Paquistão, a China e o Nepal ocupam também lugares finais na lista.
Com médias superiores às de Portugal, encontram-se, além da líder do ranking, os Estados Unidos, a Bulgária, a Noruega, a Finlândia, a Rússia, a Suíça, a França e o Canadá.
Em 15 dos países a duração média de uma consulta de cuidados primários é inferior a cinco minutos.
Na investigação concluiu-se ainda que há relação entre consultas mais curtas e o uso excessivo de antibióticos.