Jornalismo para dispositivos móveis em debate na Covilhã

Universidade da Beira Interior (UBI) recebe 3º Congresso de Jornalismo e Dispositivos Móveis a 23 e 24 novembro. Formas de distribuição de conteúdos, modelos de negócio, novas linguagens e formatos jornalísticos e dispositivos móveis como ferramentas de produção são temas em discussão.

Programa

Paulo Serra (Presidente da Faculdade de Letras e Ciências) é o responsável pela cerimónia de abertura e Ramón Salaverría pela primeira conferência.

Destaque no primeiro dia para comunicações científicas de Marcelo Barcelos “Jornalismo das coisas: reconfigurações e oportunidades para a grande reportagem no contexto da cidade digital”, Pedro Jerónimo “ Jornalistas da imprensa regional e os dispositivos móveis: Percepções sobre a influência do mobile no jornalismo” e de Eduardo Pellanda “ Mobilidade e jornalismo digital e contemporâneo: as fases do jornalismo móvel ubíquo e suas características”.

O dia 23 conta ainda com uma mesa de jornalistas constituída por Alexandre Brito (Subdiretor de Informação da RTP),Diogo Queiroz Andrade (Público),Miguel Martins, Pedro Monteiro (Expresso) e Rui da Rocha Ferreira (Future Behind).

Já no segundo dia participam Nuno Ricardo Fernandes “Análise às app do jornal Público: a construção narrativa dos seus conteúdos” e Maura Oliveira Martins “ Proposta de Inventário das Máquinas de Visibilidade: As Modificações do Telejornalismo pelo Uso das Câmeras Ubíquas” entre outros.

A sessão de encerramento fica a cargo de João Correia (Diretor do Labcom.IFP) e a conferência final é de Eduardo Pellanda (PUC do Rio Grande do Sul).

Paralelamnete ao evento oportunidade para a participação em 3 workshops com os temas “Produção de conteúdos para Tablets” ,”Criação e Aprendizagem da plataforma App Inventor (MIT) para jornalismo”  e “Vídeo para Dispositivos Móveis”.

Preços e inscrição

A participação no congresso necessita de inscrição (online), gratuita para quem não apresenta papers. Com apresentação de trabalhos o custo é de 50 euros.

Os workshops também são de inscrição obrigatória e limitados a 20 pessoas. Os preços variam entre os 5 e os 20 euros.

Discussão do Jornalismo Atual

O congresso dedicado à investigação do papel dos dispositivos móveis para o jornalismo atual ganhou a forma de congresso em 2012 sendo que desde então se realiza bienalmente.

O congresso decorre na mesma semana que o V Congresso Internacional de Ciberjornalismo  (#5COBCIBER) que se realiza no Porto. Sob o tema “Ciberjornalistas 3.0” o evento procurar reunir profissionais da comunicação para debater práticas e desafios do setor.

 

 

Micaela Dias